Nesta terça-feira (7), Dia do Oftalmologista, é dia de homenagear um especialista fundamental em um ambiente hospitalar especializado em acompanhamento e tratamentos clínicos e cirúrgicos de doenças dos olhos, classificadas na média e alta complexidades.
É o caso do ambulatório da Santa Casa de Araçatuba (SP), que conta com equipe de dez oftalmologistas e realiza em média, 500 atendimentos/mês dentre primeiras consultas, acompanhamentos trimestrais e cirurgias.
Os pacientes atendidos são encaminhados pelos serviços municipais de saúde dos 40 municípios da região e são atendidos em duas frentes de atendimento: no Ambulatório de Especialidades Médicas que funciona no hospital, com estrutura para atendimentos eletivos, e no Centro de Especialidade em Saúde Auxilium, no bairro Santana.
As duas unidades dispõem de tecnologia e excelência médica para consultas, diagnósticos e acompanhamentos. As cirurgias indicadas pelos especialistas são realizadas em sala especial do Bloco Cirúrgico da Santa Casa.
Especialidades
Os serviços oferecem acesso à tratamentos de doenças oftalmológicas como Catarata, Glaucoma, Pterígio e Retinopatias diabética e hipertensiva. As duas unidades também realizam Capsulotomia com YAG Laser, procedimento realizado para remover a opacidade presente na cápsula do olho, mais especificamente, da cápsula posterior do cristalino.
Graças à capacitação da equipe de oftalmologistas, a Santa Casa de Araçatuba possui os únicos ambulatórios da região para realização de Vitrectromia (cirurgia ocular usada para tratar problemas da retina e do vítreo do olho).
Os serviços deste ambulatório são realizados pelo professor-doutor em oftalmologia Rogério Neri Shinsato. Especialista em retina, ele é membro Titular da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo e possui trabalhos científicos publicados.
Casos de descolamento de retina e complicações por retinopatia diabética e hipertensiva estão entre os mais comuns e só podem ser tratados por meio de cirurgia. “Como somos o único ambulatório de Vitrectomia da região, as demandas são altas, em torno de 16 por mês”, afirma o oftalmologista.
Demanda
O Ambulatório de Oftalmologia da Santa Casa de Araçatuba também conta com as atuações das oftalmologistas Mariana Previatto e Caroline Fornari. As maiores demandas cirúrgicas são relacionadas à Catarata e Pterígio, que geram respectivamente médias de 60 e 40 cirurgias mensais.
Os procedimentos são realizados em sala exclusiva no Bloco Cirúrgico, que está estruturada com equipamentos especiais pertencente aos médicos. O administrador da Santa Casa, Luiz Otávio Barbosa Vianna, explica que a oftalmologia é uma especialidade que pratica um serviço de excelência para o hospital em sua missão de também tratar as doenças dos olhos, incluindo na alta complexidade em atendimentos para os casos de descolamento de retina.
De acordo com ele, a meta do hospital é incluir a Oftalmologia no Programa de Residência Médica.