O Ambulatório de Especialidades Médicas da Santa Casa de Araçatuba (SP), reinaugurado nesta sexta-feira (2) em parceria com o Unisalesiano, teve a área duplicada. Ele agora passa a funcionar no prédio da antiga Farmácia Municipal, que fica em anexo à antiga Secretaria Municipal de Saúde.
O imóvel, que fica no cruzamento da rua Tiradentes com a Rio de Janeiro, ao lado do hospital, foi cedido para uso pelo município e reformado com investimento do Unisalesiano, que também custeou o mobiliário e equipamentos.
Segundo a assessoria de imprensa da Santa Casa, o investimento total do Unisalesiano, através de recursos do Mais Médicos, é de R$ 3.108.421,00. A entrega do ambulatório é apenas a primeira fase da reforma do prédio.
Quando for concluída a reforma de todo complexo, que corresponde a 1.232 metros quadrados de área, ele abrigará o Centro Administrativo da Santa Casa de Araçatuba, que reunirá os setores administrativos, contábeis e financeiros da instituição. A reportagem apurou que a inauguração deve acontecer ainda neste ano.
Ambulatório
Com relação ao Ambulatório de Especialidades Médicas, o investimento para reforma, equipamentos e mobiliário foi de R$ 1.608.421,00. Segundo o que foi informado, o serviço conta com estrutura necessária à realização de colposcopia (exame ginecológico), eletrocardiograma e infiltração (procedimento da especialidade de Ortopedia).
O projeto arquitetônico é assinado pela arquiteta hospitalar, Gislaine Bianchi e a obra executada pela empresa J.E. Construção e Impermeabilização, supervisionada pelo Departamento de Arquitetura e Engenharia da Santa Casa, através do engenheiro Erico Fontes.
Estrutura
O ambulatório conta com nove consultórios; salas para curativos e para acompanhamento multidisciplinar por assistente social; psicólogo e nutricionista; recepção; setor administrativo; e unidade de regulação para agendamento de retornos e exames para diagnósticos.
A estrutura possibilita atenção de enfermagem aos pacientes em orientações sobre exames que requeiram preparação e/ou observação médica posterior. Ao todo, são 19 especialidades de alta complexidade prestadas pela Santa Casa de Araçatuba para a Secretaria Estadual de Saúde, para atendimento de consultas de pacientes dos 40 municípios da região:
Cardiologia, Cardiologia Intervencionista, Clínica Médica, Cirurgia Geral, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Cirurgia Cardiovascular, Cirurgia Vascular, Cirurgia Torácica, Fonoaudiologia, Ginecologia e Otorrinolaringologia em convênio com a Prefeitura de Araçatuba, Nefrologia, Neurologia, Neurocirurgia, Ortopedia, Oftalmologia, Urologia e serviço de aferição de marca-passo e avaliação de pacientes que utilizam esse dispositivo.
Por mês são realizadas 1.300 consultas, 60% das quais a pacientes dos municípios que integram a região de atendimento, encaminhados pelas Secretarias Municipais de Saúde. O ambulatório realiza consultas, exames para diagnóstico, retornos e laudos para encaminhamentos a cirurgias, quando necessário.
Novo conceito
Em nota, o provedor da Santa Casa, Petrônio Pereira Lima, comenta que com a nova estrutura, que dispõe de tecnologia, excelência e humanização, nasce um novo conceito de atendimento aos pacientes do SUS. "Isso traduz os objetivos da parceria Santa Casa de Araçatuba, Unisalesiano e a Prefeitura de Araçatuba”, afirma.
Também em nota, o Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação do Unisalesiano, professor-doutor André Ornellas, comenta que os investimentos resultam em benefícios para todos.
No caso dos docentes e alunos da instituição, ao longo da formação eles passam a ter a oportunidade de aplicar o conhecimento teórico na prática, contribuindo significativamente para a melhoria dos serviços de saúde pública. "Essa integração fortalece o sistema de saúde local, preparando uma nova geração de médicos que estará pronta para enfrentar os desafios da profissão com competência e empatia”, afirma.