Via passará a ter sentido único sentido centro, a partir do pontilhão da Rondon (Foto: Reprodução Google)
A partir da próxima segunda-feira (9), a rua Aguapeí, em Araçatuba (SP), passará a operar em sentido único de direção sentido centro, no trecho entre a rua Anhanguera, a partir do pontilhão da rodovia Marechal Rondon (SP-300), e a rotatória com a rua José Caetano Ruas.
A alteração foi confirmada nesta sexta-feira (6) pela Secretaria Municipal de Mobilidades e será adotada com base em estudos técnicos e atendendo a demandas da população, de acordo com a administração municipal.
Ainda de acordo com o que foi informado, a avenida Carlos Pereira da Silva, que é o complemento da Governador Mario Covas, que já funciona em sentido centro-bairro, complementando o sistema binário de tráfego na região.
Outras alterações serão adotadas em vias nas imediações a partir de segunda-feira. A rua Guatemala, entre a Aguapeí e a Tibiriçá, passará a ter sentido único sentido Aguapeí/Tibiriçá. Já a rua Pinheiros terá circulação nos dois sentidos entre a Aguapeí e a Benjamin Constant.
A Secretaria orienta que os motoristas fiquem atentos à nova sinalização e reforça que as mudanças têm como objetivo melhorar a fluidez e a segurança viária no local.
Segurança
A administração municipal informa que o objetivo das alterações é aumentar a segurança e reduzir acidentes no trecho, que concentra fluxo intenso e cruzamentos críticos com a rua Anhanguera e a avenida Mário Covas. A reportagem já recebeu várias reclamações devido aos congestionamentos ocorridos nesse trecho, principalmente durante a tarde, em horário de pico.
Levantamento feito pela secretaria aponta falhas nesse trecho, como múltiplos acessos no mesmo cruzamento, conversões em “X”, pontos cegos e liberação para manobras perigosas.
Acidentes
Ainda de acordo com o que foi divulgado, em média é registrado um acidente de trânsito com vítima por mês nesse local, o que reforça a necessidade de intervenção, de acordo com a secretaria.
Dados do Infosiga e da Polícia Militar apontam que foram registrados 14 acidentes de trânsito com vítima nesse cruzamento em 2022; 10 em 2023; 13 em 2024; e 5 nos primeiros 5 meses de 2025.