Cotidiano

'Água para a Paz e Prosperidade': 10º Fórum Mundial da Água em Bali impulsiona gestão hídrica global

Objetivo principal da reunião é fomentar a troca de ideias e soluções visando à sustentabilidade dos recursos hídricos em escala global
Da Redação
22/05/2024 às 16h12

Por Núcleo de Planejamento e Comunicação Integrada do Baixo Tietê

 

Com o tema inspirador “Água para a Paz e Prosperidade”, o 10º Fórum Mundial da Água se estende até sábado (25), na deslumbrante ilha de Bali, na Indonésia. Este encontro, que congrega mais de 12.000 participantes, é celebrado como o principal fórum global dedicado à temática da água, sendo realizado trienalmente desde 1997.

 

A Indonésia, terceiro país da Ásia a sediar o fórum, depois do Japão e Coreia do Sul, serviu como palco para a congregação de líderes mundiais, representantes governamentais, instituições multilaterais, políticos, acadêmicos, líderes empresariais e jovens. O objetivo principal dessa reunião é fomentar a troca de ideias e soluções visando à sustentabilidade dos recursos hídricos em escala global.

 

A região está representada por Lupércio Ziroldo Antônio , que é diretor regional da Bacia do Baixo Tietê no Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica), secretário executivo do Comitê da Bacia Hidrográfica do Tietê Batalha, presidente da Rebob (Rede Brasil de Organismos de Bacias) e governador honorário do Conselho Mundial da Água.

 

Compromisso

 

Representantes de diversos Comitês e da Agência Nacional das Águas estiveram presentes, enfatizando o compromisso do Brasil com a gestão sustentável da água no contexto do Fórum Mundial da Água. Já no início do evento, foi realizada a cerimônia de instalação do Conselho Latino-americano da Água, uma entidade internacional destinada a desenvolver ações, projetos e programas na América Latina, integrando políticas públicas de gestão hídrica já consolidadas na região.

 

O recém-estabelecido conselho iniciará suas atividades em agosto, com reunião já marcada em Foz do Iguaçu (PR), trazendo perspectivas promissoras para uma gestão mais eficiente dos recursos hídricos na América Latina, com foco especial nas águas transfronteiriças.

 

Filipe Sampaio, Diretor da ANA - Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, destacou os desafios enfrentados pela América Latina na gestão da água, ressaltando que o Conselho permitirá a integração de ações para uma melhor preservação dos recursos hídricos na região.

 

Loïc Fauchon, presidente do WWC - World Water Council, presente na cerimônia de instalação do Conselho Latino-americano da Água, ressaltou a importância desse marco para o aprimoramento da gestão política da água na América Latina, colocando-se à disposição para colaborações futuras.

 

Benedito Braga, presidente honorário do Conselho Mundial da Água, cuja nacionalidade é brasileira, enfatizou a importância da amplitude de ações para que tenhamos água em quantidade e qualidade para todos.

 

Novo Capítulo

 

O 10º Fórum Mundial da Água em Bali não só reafirma o compromisso global com a gestão sustentável dos recursos hídricos, como também inaugura um novo capítulo na colaboração e inovação em prol da água e do desenvolvimento.

 

Com a instalação do Conselho Latino-americano da Água e o engajamento de líderes influentes, a região se prepara para enfrentar desafios e promover a harmonia na gestão dos recursos hídricos.

 

Este evento marca um momento primordial para a busca da paz e prosperidade através da preservação e uso responsável da água, consolidando um legado de cooperação e sustentabilidade para as gerações futuras.

 

Serviço:

Núcleo de Planejamento e Comunicação Integrada do Baixo Tietê comitebaixotiete.org Facebook / Instagram / Youtube: comitebaixotiete

Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2024 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.