A aglomeração de alunos na frente da escola estadual Bento da Cruz, em Araçatuba (SP), o IE, no início da manhã desta quarta-feira (8), foi motivo de questionamento por parte dos próprios estudantes, que relatam que o problema tem ocorrido com certa frequência.
Um dos alunos encaminhou mensagem à reportagem, informando que, apesar de o horário de entrada dos alunos ser encerrado às 7h, há alguns que chegam atrasados. Como o portão de acesso para o início das aulas no período da manhã é fechado às 7h05, quem chega depois desse horário é mantido do lado de fora do prédio.
Segundo o autor da mensagem, a direção da escola não deixaria os atrasados entrarem no prédio sem antes assinarem uma “lista”. O questionamento é que por serem mantidos do lado de fora do prédio, ocorreriam diversos problemas no local, inclusive com muitos dos estudantes fumando enquanto aguardam a autorização para acesso.
A pessoa encaminhou uma foto que teria sido feita às 7h38, na qual há vários estudantes aguardando na frente do prédio. Segundo o que foi informado, na ocasião faltavam poucos minutos para o início da segunda aula, que começa às 7h45.
Regimento
A reportagem encaminhou e-mail para a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Educação, perguntando se a Diretoria de Ensino tem conhecimento dessa situação; há quanto tempo estaria ocorrendo; e se existe algum trabalho de conscientização junto aos alunos para que eles cheguem no horário.
Também foi questionado se existe a possibilidade de esses alunos serem autorizados a entrar no prédio enquanto aguardam, até para evitar ficarem expostos a riscos na parte externa do prédio. Em resposta, foi informado que a unidade escolar, no início do ano letivo, apresenta o seu regimento para estudantes e responsáveis, incluindo os horários de entrada e saída.
Segundo a nota, devido ao alto números de atrasos ocorrido nesta manhã, houve uma aglomeração de alunos, uma vez que os responsáveis precisam ser acionados individualmente para notificação do fato. “Depois disso, o aluno aguarda a próxima aula dentro da unidade de ensino”, afirma a secretaria, acrescentando que a Diretoria de Ensino de Araçatuba segue à disposição da comunidade escolar para mais esclarecimentos.