Cotidiano

Agentes passam por treinamento para o novo sistema de monitoramento por câmeras de Araçatuba

Câmeras instaladas em áreas de interesse de segurança já estariam em funcionamento; multas de trânsito por imagens só depois da instalação das placas de sinalização
Da Redação
25/04/2024 às 18h37

Nesta quinta-feira (25) foi ministrado um treinamento sobre o novo sistema de monitoramento de câmeras de segurança para representantes das secretarias de Segurança e Mobilidade Urbana de Araçatuba (SP). A ação ocorreu no Atende Fácil e também participaram agentes da Polícia Civil e da Polícia Militar.

 

Em janeiro a administração municipal divulgou que estavam sendo instaladas 60 câmeras de monitoramento em 46 locais específicos da cidade, para auxiliar no combate à criminalidade, coibir descartes irregulares de lixo e entulho e na fiscalização do trânsito. Na ocasião, foi informado que o sistema entraria em funcionamento assim que a empresa contratada finalizasse a instalação das câmeras, o que estava previstp para ser concluído até o final de fevereiro.

 

Funcionando

 

O secretário municipal de Mobilidade Urbana, Osny Caldeira, que esteve presente no treinamento oferecido nesta quinta-feira, informou em nota que as câmeras disponibilizadas nos pontos de entrada e saída da cidade, em áreas de descarte irregular de entulho e lixo e em áreas de interesse de segurança já estão em funcionamento.

 

De acordo com o que foi divulgado, as imagens captadas pelo sistema são integradas à plataforma Detecta e já são disponibilizadas à Polícia Militar e a Polícia Civil. A Guarda Municipal e a Mobilidade Urbana também têm acesso.

 

Treinamento

 

O treinamento foi conduzido por representantes da empresa Camerite Sistemas S.A, que foi contratada em 21 de dezembro de 2023, ao custo de R$ 899 mil para o primeiro ano de funcionamento do sistema. Segundo o que foi divulgado, o valor inclui o custo de implantação e o pagamento mensal pela prestação do serviço.

 

O contrato é pelo período de um ano, mas poderá ser renovado por até 12 anos, de acordo com a administração municipal. Como o software utilizado é exclusivo da empresa contratada, não foi realizada licitação.

 

Os 60 equipamentos fazem parte do Sistema Hórus, considerado uma avançada ferramenta de inteligência artificial, especializada na análise dinâmica de vídeo proveniente de câmeras de monitoramento cujas imagens ficam armazenadas em nuvem. Segundo o que foi divulgado, o sistema é totalmente online e cada usuário tem login e senha individuais, para total segurança de quem utiliza.

 

As 60 câmeras serão instaladas em 46 pontos específicos da cidade, sendo 17 câmeras em 17 locais, destinadas ao chamado “cerco eletrônico” com tecnologia de inteligência artificial.

 

Trânsito

 

Além do “cerco eletrônico”, o sistema de monitoramento que está sendo instalado em Araçatuba prevê a instalação de 18 câmeras para a fiscalização de infrações de trânsito. Essas câmeras serão fixadas em sete pontos estratégicos, visando inibir abusos por parte dos motoristas e motociclistas.

 

Com relação à fiscalização de trânsito, o secretário municipal de Mobilidade Urbana informa que os equipamentos já estão funcionando. Porém, de acordo com ele, nenhum condutor será autuado até que os locais onde as câmeras estão instaladas estejam devidamente sinalizados.

 

Segundo o que foi informado, essas vias devem receber placas indicativas com os dizeres “Fiscalização de trânsito por meio de videomonitoramento”. Porém, a Prefeitura não informou se será ela ou a empresa a responsável pela sinalização e nem quando ela deve ser concluída.

Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2024 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.