O aeroporto estadual Dario Guarita, de Araçatuba (SP), que é administrado pela ASP (Aeroportos Paulistas), será palco no próximo dia 14, de um Exercício Simulado de Emergência Aeronáutica. O treinamento tem início previsto para as 15h e tem como objetivo testar a capacidade de resposta à emergência em um cenário crítico de acidente no aeródromo.
Segundo o que foi divulgado, o cenário envolve uma aeronave com pane no trem de pouso, que realiza pouso de emergência, ultrapassa os limites da pista e colide na área de pátio, resultando em incêndio e feridos. “As ações contemplam desde o combate ao fogo até o resgate, triagem e atendimento às vítimas, além da atuação integrada entre diversos órgãos de resposta e apoio”, informa nota divulgada à imprensa.
Participam do exercício equipe de Bombeiros do Aeródromo, do Corpo de Bombeiros, do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), da Polícia Federal, da Polícia Militar, da Defesa Civil, da Guarda Civil Municipal e das companhias aéreas.
O simulado também conta com o apoio de instituições de ensino como o Senac (cursos técnicos de enfermagem e artes cênicas) e a Faculdade Unisalesiano, com estudantes da área da saúde. O grupo de voluntários Legendários também colabora na composição do cenário e apoio às vítimas simuladas.
Treinamento
Ainda de acordo com o que foi divulgado, a operação integra o ciclo obrigatório de treinamentos previsto pelo Regulamento Brasileiro da Aviação Civil (RBAC 153), que exige a realização periódica de exercícios em aeroportos das classes II, III e IV, como forma de avaliar e aprimorar os Planos de Emergência Local.
Durante o exercício também será testado o Pafavida (Plano de Auxílio a Familiares de Vítimas de Acidentes Aéreos), que estabelece protocolos de acolhimento, comunicação e atendimento humanizado em casos de acidentes com vítimas. O plano prevê a ativação de centros específicos para recepção de familiares, sobreviventes e imprensa, garantindo privacidade, segurança e suporte emocional durante situações críticas.
“A atividade reforça o compromisso da ASP com a segurança operacional e a preparação integrada entre os diversos órgãos públicos e operadores do aeroporto”, informa nota divulgada à imprensa.