Por Associata
Em 2023, a Associata (Associação dos Artistas Teatrais da Região de Araçatuba) recebeu a concessão da Prefeitura para se instalar em uma das casas da Vila Ferroviária do Centro Histórico da cidade, mais especificamente a segunda maior casa do complexo, ficando ao lado do Museu Marechal Cândido Rondon.
Desde então, a Associata desbravou a complexidade de ocupar o centro histórico da cidade. Se em outras cidades com centros históricos preservados, como Parati (RJ), São Luiz do Paraitinga (SP), é nessas vilas que se concentram a efervescência cultural destes municípios, foi mirando a eles que o Centro Cultural Associata surge com o movimento pioneiro de ocupação cultural do centro histórico de Araçatuba.
Quando entrou na casa, a associação, formada integralmente por artistas e trabalhadores da cultura, deparou-se com um imóvel que estava havia dois anos fechado e precisando de manutenção (anteriormente o número 275 da rua Quinze de Novembro era ocupado pelo Cras – Centro).
Mesmo a instituição não tendo fins lucrativos, deparou-se com a necessidade de angariar verba para a manutenção e preservação do prédio histórico. E foi isso que aconteceu.
Desde 2023, o espaço recebe e promove diversos eventos, sendo feiras livres de artesanato, festivais culturais como o Festara (Festival de Teatro de Araçatuba) e CORPOS – Festival de Dança, exposições de artes visuais, performances.
Mas foi nas manifestações culturais negras, periféricos e LGBT+ que o Centro Cultural encontrou pertencimento para seguir, promovendo encontros e festividades aos jovens araçatubenses, que muitas vezes se veem marginalizados sem ações culturais contundentes e diversas para esse perfil de público.
Como contrapartida, o espaço também se estabeleceu como um importante centro de formação cultural, ofertando aulas gratuitas de teatro para todas idades, aulas de artes visuais para crianças, vivências de yoga, formação musical para DJ’s.
Hoje, pode-se dizer com propriedade, o Centro Cultural Associata é um dos espaços mais completos que promovem o enriquecimento cultural para a população de Araçatuba e região. Foi no Centro Cultural Associata que a juventude preta, LGBT+ e periférica encontrou espaço para se reunir, fazer cultura e ser vista.
Os eventos para esse perfil de público são diversos, desde edições do Baile Boom Black, Festival de Maracatu, Sarau da Diversidade, entre outros. Com isso, a Associata hoje democratiza o acesso à cultura e, ao mesmo tempo que preserva o patrimônio, a história é reconstruída pela ocupação, pertencimento e valorização do patrimônio, seja ele material ou imaterial.
Para agregar cada vez mais embasamento ao teor social e cultural do espaço, é importante falarmos dos números. Em 2025, o Centro Cultural Associata recebeu mais de 5 mil pessoas, distribuídas em 35 eventos, tendo desde eventos temáticos destinados a datas comemorativas como Carnaval, o já tradicional Arraiá Associata, como também os pontos de encontro do Festara.
Além disso, o espaço também se faz sede para grupos de artistas locais, recebendo hoje pelo menos três companhias de teatro e um grupo de aprofundamento em modalidade de dança.
Foi também no Centro Cultural Associata que o setor artístico se reuniu para debater assuntos importantes, como políticas públicas para o setor cultural e artístico de Araçatuba e região.
Localizado no coração histórico da cidade, o Centro Cultural Associata preserva o matrimonio histórico e reconstrói a relação afetiva entre cidade, artistas e população. Antes mesmo da restauração do Museu Marechal Cândido Rondon ter início, o C.C.A. já estava restaurando o potencial cultural do complexo ferroviário.
Além de se manter de forma independente, o Centro Cultural Associata é certificado Ponto de Cultura pelo Ministério da Cultura, mantém suas atividades durante o ano com o apoio do Programa Cultura Viva, da Política Nacional Aldir Blanc, do Fundo Municipal de Apoio à Cultura, Secretaria de Cultura, Economia e Indústrias Criativas do Governo do Estado de São Paulo, Lei Paulo Gustavo, além de ser reconhecida como utilidade pública pela Câmara Municipal de Vereadores.
Serviço
Endereço: O Centro Cultural Associata fica na rua Quinze de Novembro, 275, no Centro, em Araçatuba.