PREFEITURA DE ARAÇATUBA - IPTU
Cotidiano

27 motoristas são autuados por recusar o bafômetro em Araçatuba

Fiscalização do Detran foi realizada na avenida Pompeu de Toledo e abordou 1.179 veículos
Da Redação
28/12/2023 às 21h37
Ação foi realizada na avenida Pompeu de Toledo (Foto: Lázaro Jr./Arquivo) Ação foi realizada na avenida Pompeu de Toledo (Foto: Lázaro Jr./Arquivo)

Balanço divulgado nesta quinta-feira (28) pelo Detran (Departamento Estadual de Trânsito) informa que 27 motoristas foram autuados por recusar o teste do bafômetro durante uma ação Operação Direção Segura Integrada realizada na última sexta-feira (22), em Araçatuba (SP).

 

A fiscalização para reduzir e prevenir acidentes causados pelo consumo de bebida alcoólica combinado com direção aconteceu na avenida Pompeu de Toledo e foram abordados 1.179 veículos, com apoio de equipes das polícias Militar, Civil e Técnico-Científica.

 

Infração

 

Recusar soprar o bafômetro é considerada infração gravíssima, segundo os artigos 165 e 165-A do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), com multa de R$ 2.934,70. O condutor infrator ainda responde a processo de suspensão da carteira de habilitação. Se houver reincidência no período de 12 meses, a pena é aplicada em dobro, ou seja, R$ 5.869,40, além da cassação da CNH.

 

A situação é a mesma quando o teste apontar índice de até 0,33 mg de álcool por litro de ar expelido. Se o índice for superior a este, configura-se crime de embriaguez ao volante: se condenado, o motorista, além da multa e suspensão da CNH, cumpre de 6 meses a 3 anos de prisão, conforme prevê a Lei Seca, também conhecida como “tolerância zero”.

 

Fiscalizações

 

Segundo o Detran, na última semana foram realizadas quatro operações no Estado. Foram duas em São Paulo e uma em Mirassol. Ao todo, 2.255 veículos foram abordados e 105 motoristas autuados por alcoolemia.

 

Foram 100 autuações por recusa ao teste do bafômetro, quatro por direção sob efeito de álcool (índice de até 0,33 mg de álcool por litro de ar expelido) e um por crime de trânsito (índice a partir de 0,34 mg de álcool por litro de ar expelido).

PREFEITURA DE ARAÇATUBA - IPTU
Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2024 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.