A Prefeitura de Glicério (SP) convida a população para participar da programação da celebração do centenário da Paróquia Santa Teresinha, que simboliza o início da emancipação política do município, desmembrado de Penápolis em 1925.
O evento será realizado nesta sexta-feira (4), a partir das 19h, na Igreja Matriz Santa Teresinha, localizada na praça Francisco Costa Torres. Haverá missa de Ação de Graças em homenagem aos 100 anos da Paróquia e a inauguração do Oratório na praça central.
Também será servido um bolo de 100 anos, com aproximadamente com 100 metros de comprimento, e haverá apresentação de um coral com 100 crianças, cantando o hino da cidade para o público na escadaria da igreja.
Festa
Segundo a Prefeitura, a celebração contará com a presença de autoridades religiosas, políticas e comunitárias de Glicério, do distrito de Juritis e de cidades vizinhas que já pertenceram a Glicério.
“A celebração resgata a importância histórica da igreja na formação do município — uma vez que, conforme o costume da época, a edificação de uma matriz era requisito para a elevação de um povoado à categoria de município”, informa nota divulgada à imprensa.
Cidade
Glicério ganhou destaque durante a campanha para eleição para presidente da República de 2018, quando foi divulgado que o então candidato a presidente, Jair Messias Bolsonaro, nasceu na cidade.
Segundo a Prefeitura, registros históricos confirmam que ele nasceu em Glicério, mas foi registrado em período posterior, na cidade de Campinas.
As comemorações do centenário de emancipação são realizadas durante todo o ano, com uma programação especial que se estenderá até 30 de dezembro, data oficial do aniversário do município.