O Siran conseguiu reverter um aumento de mais de 80% no VTN (Valor da Terra Nua) em Araçatuba. O reajuste, publicado inicialmente pelo IEA (Instituto de Economia Agrícola), não estava de acordo com a realidade de mercado e traria forte impacto para os produtores rurais na declaração do ITR (Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural).
Para contestar o índice, o Siran elaborou e apresentou um laudo técnico privado comprovando que os preços praticados na região estavam abaixo do valor divulgado. O estudo foi levado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, que reconheceu a distorção e determinou que a correção fosse limitada apenas ao IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo).
De acordo com o presidente do Siran, Thomas Rocco, a conquista só foi possível graças ao apoio do presidente da Faesp (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo), Tirso Meirelles, que atuou junto à Prefeitura de Araçatuba, e do secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai, que interveio para agilizar a revisão.
A nova tabela publicada pelo IEA (Instituto de Economia Agrícola) confirma os valores atualizados. Agora, cabe à Prefeitura de Araçatuba ratificar a revisão para evitar prejuízos aos produtores que devem entregar a declaração do ITR (Imposto Territorial Rural) ainda neste mês de setembro.
“O Siran mais uma vez mostrou união e força na defesa do produtor rural, garantindo clareza e equilíbrio em um momento de grande pressão sobre o setor”, destacou Rocco.