O recinto Clibas de Almeida Prado, de Araçatuba (SP), recebe o 33º Congresso Brasileiro da Raça Quarto de Milha, que acontece até o próximo 21 e distribui mais de R$ 3 milhões em premiação, além de 530 fivelas aos campeões e 1,4 mil troféus aos três primeiros colocados.
Segundo o que foi divulgado, conjuntos vindos de quase todos os Estados brasileiros buscam os títulos de campeões em 18 modalidades esportivas, sendo 16 referentes às provas de Trabalho que serão realizadas nas três arenas cobertas.
São elas: Apartação, Breakaway Roping, Cinco Tambores, Laço Cabeça, Laço Pé, Laço em Dupla, Laço Individual (Técnico e Cronômetro), Maneabilidade e Velocidade, Ranch Sorting, Rédeas, Seis Balizas, Team Penning, Três Tambores, Western Pleasure e Working Cow Horse. Já na pista de grama, ocorrerão os julgamentos das provas de Conformação e Performance Halter.
Inscrições
Dados do Departamento de Esportes da ABQM apontam que o campeonato bateu novo recorde, com 10.138 inscrições. Serão 1.534 competidores e 2.808 cavalos participando das disputas. Para a presidente da ABQM (Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha), Mônica Ribeiro, os números fortalecem ainda mais a cultura e esportes equestres no Brasil.
“Estamos muito orgulhosos da nossa trajetória até aqui e realizar em Araçatuba uma nova edição deste evento de importância singular para o nosso extenso calendário, mostrando índices tão relevantes. Isso é um indício que estamos no caminho certo com nossas ações e iniciativas, as quais impulsionam o mercado dos esportes equestres no Brasil”, celebra.
Público
Ela informa que a edição 2024 tem várias novidades, entre elas o acesso ao parque será livre, por meio do QR Code do aplicativo, site ou de forma presencial. O objetivo é atrair o público da cidade e região para acompanhar a programação de provas.
“Além da geração de empregos diretos e indiretos, um evento desse porte traz pra a cidade e região receitas decorrentes de gastos em hotéis, restaurantes, bares, supermercados, açougues, farmácias, enfim o comercio em geral”, destaca Mônica.
Ela comenta que a paixão pelos cavalos e a tradição cultural esportiva na região também geram ansiedade para o público, que este ano irá se surpreender com as provas acirradas e emocionantes.
“Estamos dedicados em entregar um grande evento que, trará maior visibilidade no cenário equestre motivando ainda mais os tradicionais envolvidos – criadores, proprietários, profissionais e os competidores – além de atrair novos interessados em conhecer a raça”, diz. Ela acrescenta que o público viverá uma experiência única, com a melhor competição dos últimos anos.
Quatro leilões
Além das provas equestres, o 33º Congresso Brasileiro da Raça Quarto de Milha terá quatro leilões da raça, promovidos por grupos de associados e todos apoiados pela ABQM, com previsão de início às 19h.
No dia 16 será realizado o Leilão Santa Clara (organização: Criar Leilões e XR Leilões); no dia 18 será a vez do Leilão Trabalho & Cia – Edição 2024 (organização: Criar Leilões); no dia 19 o Leilão B2B Ranch (organização: WV Leilões); e no dia 20, o Leilão ZD & EK (organização: WV Leilões).
Os leilões não terão a entrada gratuita no recinto onde serão realizados.