O prefeito de Araçatuba (SP), Lucas Zanatta (PL), assinou nesta quarta-feira (30), a portaria que formaliza uma parceria entre as secretarias municipais de Desenvolvimento Agroindustrial e Educação, para implantação do projeto “Merenda da Terra”.
A proposta, de acordo com ele, é que toda merenda oferecida nas 66 escolas da rede municipal, seja feita com alimentos de produtores rurais da cidade. Para isso, o projeto prevê uma gestão conjunta das secretarias, com mapeamento da produção local, capacitação de agricultores, organização logística e acompanhamento da cadeia, para garantir qualidade e regularidade nas entregas.
Segundo a Prefeitura, como o fornecimento dos alimentos está previsto já para o ano letivo de 2026 e a expectativa é envolver mais produtores, estimular a produção orgânica e ampliar o abastecimento para escolas e outros equipamentos públicos.
Assinatura
A assinatura da portaria aconteceu durante a abertura da 3ª edição do Siran Summit Agronegócio, promovido pelo Siran e realizado no Botânico Hotel Fazenda. Durante o evento, Zanatta comentou que está recebendo apoio da Prefeitura de Rio Preto, onde o projeto foi implementado.
“Isso é possível e é para o dinheiro ficar aqui, porque vocês têm condições, porque nós temos terra para isso e nós precisamos”, disse aos produtores rurais presentes. Para o prefeito de Araçatuba, essa iniciativa trará um ganho qualitativo e também um ganho econômico. “Com certeza, comprar a produção local, para nós vai ser mais viável”, afirmou.
Ele justificou ainda, que o governo federal cortou mais da metade da verba repassada para aquisição de alimentos da merenda, o que leva a administração a buscar meios de baixar esse custo. “Não tem problema, nós vamos resolver com uma receita caseira e isso vai ser um novo momento econômico”, complementou.
União
Segundo a Prefeitura, além de valorizar o campo e fortalecendo a economia rural, com incentivo à agricultura familiar, o programa “Merenda da Terra” cria um modelo de gestão que une educação e desenvolvimento agroindustrial.
O secretário municipal de Desenvolvimento Agroindustrial, Alencar Sader, que esteve presente no evento, comenta em nota, que incentivar a compra direta da agricultura local fortalece a cadeia produtiva, gera emprego e renda para os produtores locais e garante sustentabilidade ao setor agro. “Queremos que Araçatuba seja referência na valorização do campo e no desenvolvimento rural”, informa.
Para a secretária municipal de Educação, Heloísa Melo, que também participou da assinatura da portaria, oferecer alimentos frescos e de qualidade nas escolas, melhora a nutrição e ensina hábitos saudáveis para toda a vida. “Além disso, valorizam o conhecimento sobre a agricultura local e forma cidadãos conscientes do papel do campo na sociedade”, declara.
Siran Summit 2025
O Siran Summit 2025, considerado principal evento do agronegócio da região, prossegue nesta quinta-feira (31), com a participação de especialistas e autoridades que discutem tecnologia, políticas públicas, crédito rural, saúde no campo e sustentabilidade.
No recinto há exposição de máquinas e implementos agrícolas, de produtos para o homem do campo e um pavilhão de bovinos da Central Leilões, com genética de ponta. Foi montada uma praça de alimentação para atender os visitantes e expositores, com curadoria do especialista Roberto Barcelos, oferecendo uma experiência completa ao público.
A abertura do evento contou também com a presença do presidente da Faesp (Federação da Agricultura do Estado de São Paulo), Tirso Meireles; do coordenador da Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo, Luís Henrique Barrochelo; do vereador Fernando Fabris (PL), representando a Câmara Municipal; e do presidente do Siran, Thomas Rocco.