Guararapes (SP) sediará nos dias 27 e 28 de junho, o 1º Evento Regional do Programa Agro Jovem, iniciativa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado. Com supervisão direta do secretário estadual de Agricultura, Guilherme Piai, e coordenação executiva estadual de Luis Eduardo D’Urso, o evento será realizado no espaço de eventos Crie Guararapes, com previsão de receber até 1.000 pessoas.
O Programa Agro Jovem foi oficialmente lançado durante a Agrishow 2025, com objetivo de fortalecer a presença da juventude no campo, combater o êxodo rural, incentivar a sucessão familiar, promover a inovação e abrir portas para o empreendedorismo no agronegócio. O evento reunirá representantes de mais de 60 municípios da região, além de empresas, universidades, cooperativas, produtores rurais, estudantes e lideranças políticas.
Programação
A programação tem 14 horas de atividades e mais de 20 palestras e painéis temáticos, abordando temas como: Tecnologia e inovação no campo; Empreendedorismo rural; Sucessão familiar; Inteligência emocional; Marketing e comunicação no agro; Direito aplicado ao agronegócio; Drones e robótica na agricultura; Gestão de pessoas e mão de obra no agro; e Sustentabilidade, oportunidades e futuro no agronegócio.
Além disso, o evento será palco de debates promovidos pelas Câmaras Técnicas e Comitês Regionais do Programa Agro Jovem, espaços dedicados à escuta ativa da juventude rural, com o intuito de construir políticas públicas mais efetivas e participativas.
Prêmio
A etapa de Guararapes servirá como classificatória para o Prêmio Jovem Empreendedor do Agro Paulista, que reconhecerá jovens talentos do campo, premiando ideias inovadoras, com impacto social e foco em desenvolvimento sustentável.
A programação inclui ainda, sorteios de bolsas de estudos com apoio de instituições parceiras; triagem para vagas de estágio em empresas do setor agropecuário e também na Secretaria de Agricultura do Estado; e rodadas de conversa e orientação de carreira com especialistas do agro.
Apoio
O evento conta com o apoio de grandes empresas e instituições e com a participação de instituições de ensino superior, que contribuem ativamente para a capacitação da juventude rural. Ele terá coordenação regional do diretor do Departamento de Agricultura e Abastecimento de Guararapes, o médico veterinário Daniel Stringhetta, conhecido como Daniel do Agro, que atua como articulador local ao lado de diversas lideranças do setor.