PREFEITURA DE ARAÇATUBA - IPTU
Agro

Expô Araçatuba tem doação de mudas de árvores

Cerca de 2 mil mudas do programa “Das Fontes à foz” do Siran, foram adotadas por empresas e pessoas físicas  e doadas a visitantes durante a Expô Araçatuba
Da Redação
10/09/2023 às 19h08
Mudas estão expostas na Arena Valtra Agro, que sedia a parte agro da feira, com exposição de animais (Foto: Divulgação) Mudas estão expostas na Arena Valtra Agro, que sedia a parte agro da feira, com exposição de animais (Foto: Divulgação)

Cerca de 2 mil mudas de árvores nativas do bioma Mata Atlântica foram adotadas por empresas e pessoas físicas e doadas a pessoas que visitaram o recinto de exposições Clibas de Almeida Prado, em Araçatuba (SP), onde é realizada a Expô Araçatuba.

 

As mudas de diversas espécies foram expostas na Arena Valtra Agro, que sediou o 1º Summit Siran, uma promoção da Viva+ em parceria com o Siran (Sindicato Rural da Alta Noroeste). Elas fazem parte do projeto “Das Fontes à foz”, que é uma ação pioneira no Estado, feita em parceria entre o Siran, a Prefeitura e a iniciativa privada.


Segundo o sindicato, o projeto reúne dados precisos das bacias hidrográficas de Araçatuba, das propriedades lindeiras e das áreas adequadas para reflorestamento. Com isso, as mudas são disponibilizadas gratuitamente para que seja feito o replantio dessas áreas, com o respectivo monitoramento, para que elas sejam recuperadas. “O objetivo inicial da entidade classista de produtores rurais é restaurar as APPs das propriedades dos seus associados, atuais e novos que se filiarem”, informa nota distribuída à imprensa.


Ainda de acordo com o que foi divulgado, trata-se de uma solução gratuita para o produtor rural filiado à entidade, já que a restauração é uma exigência imposta pela Lei 12.651, de 2012, e que teve a ADI 4.901 (Ação Direta de Inconstitucionalidade) julgada em 2018 pelo STF (Superior Tribunal Federal), mantendo a obrigatoriedade de as APPs serem recuperadas.


Abrangência


Em Araçatuba, há 1.046 propriedades rurais registradas no CAR (Cadastro Ambiental Rural). De acordo com o Siran, só de associados são 214 propriedades no município, com 637,35 ha de áreas de APPs, sendo que metade precisa ser reflorestada, o que corresponde a 1,5 ha por propriedade. “Isso quer dizer que aproximadamente 75% dos associados do Siran em Araçatuba têm propriedades com menos de 120 ha”, informa o presidente do Siran em nota. 


Ainda de acordo com ele, na prática, são pequenos e médios produtores que precisam de ajuda para realizar essa ação.


Pausa


A Expô Araçatuba dá uma pausa a partir deste domingo (10), e retorna na sexta-feira (16), a partir das 19h, quando haverá apenas a exposição e parte festiva da feira, com shows da cantora Ana Castela e do cantor Gustavo Mioto. O ingresso para entrar no recinto custa R$ 10,00, com acesso à área de exposição, à praça de alimentação e ao parque de diversões, que tem ingressos para os brinquedos vendidos à parte.


Para os shows também são vendidos ingressos separados, com opção de pista, área VIP, camarote e camarote open bar. O acesso ao recinto está incluso quando se compra a entrada para os shows. 

PREFEITURA DE ARAÇATUBA - IPTU
Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2024 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.