PREFEITURA DE ARAÇATUBA - IPTU
Agro

Expô Araçatuba 2023 sediará o 1º Summit Siran

Ação acontece entre os dias 6 e 9 de setembro na Arena Siran Agro, que será instalada em uma das pistas cobertas do Complexo Esportivo Equestre do recinto Clibas de Almeida Prado
Da Redação
21/08/2023 às 09h55
Foto: Divulgação Foto: Divulgação
Ouvir:

A Expô 2023, Exposição Agropecuária de Araçatuba, será palco do Summit Siran, evento inédito voltado ao agronegócio. A iniciativa do Siran (Sindicato Rural da Alta Noroeste) em parceria com a Viva+, organizadora da feira, visa oferecer conteúdo técnico, apresentar temas e debater sobre bioenergia, pecuária, genética bovina e equestre, agricultura, tecnologia e mercado.

 

A ação acontece entre os dias 6 e 9 de setembro na Arena Siran Agro, com apoio estratégico de entidades e empresas como a Udop (União Nacional da Bioenergia), Central Leilões, Ibequi (Instituto Brasileiro de Equideocultura) e Aprosoja-SP (Associação Brasileira dos Produtores de Soja).

 

No mundo dos eventos, Summit é uma referência a uma modalidade que visa reunir os melhores convidados, atrações, conteúdos e programações do ramo proposto.

 

O presidente do Siran, Thomas Rocco, informa que o objetivo com o Summit é disponibilizar ao público interessado, informações relevantes e estratégicas sobre bioenergia, genética bovina de corte, grãos e esportes equestres, com muita oportunidade de aprendizado e networking.

 

“No painel de bioenergia queremos estimular produtores rurais a investirem na cultura da cana-de-açúcar, quer como parceiros das usinas das regiões onde estão inseridos, quer como fornecedores de cana, mostrando a eles o importante papel de nosso segmento na transição energética que vivemos”, explica.

 

Ainda de acordo com ele, será uma oportunidade para profissionais das usinas da região estreitarem laços com os produtores de cana e se aprofundarem nos temas que serão discutidos.

 

Sobre os painéis de bovino e de grãos, Rocco destaca que a intenção é trocar conhecimentos sobre genética, manejo, lavoura e traçar um panorama geral do mercado de proteína animal e grãos, de como essas duas atividades podem conviver juntas na mesma propriedade e o produtor rural se beneficiar das duas.

 

Já com relação ao painel equestre, ele disponibilizará informações estratégicas para criadores e esportistas desse mundo e de como estimular criadores e novos criadores com o mercado de equinos.

 

Programação

 

O Summit Siran começa no dia 6, a partir das 10h, com um encontro e palestras técnicas destinadas a produtores de cana-de-açúcar. A apresentação “O papel do produtor de cana na transição energética” terá moderação e palestra do presidente da Abag (Associação Brasileira do Agronegócio), Luiz Carlos Corrêa Carvalho, e as participações do presidente do Siran, do presidente da Udop, Hugo Cagno Filho; do diretor-executivo de Agronegócios do grupo Raízen, Ricardo Berni; e do CEO da Orplana (Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil), José Guilherme Nogueira.

 

No dia 7, entre 10h e 13h30, será ministrada a palestra “Pecuária e Lavoura” , com mediação de Bento Ferraz. Participam o engenheiro agrônomo Alexandre Mendonça de Barros e o presidente do Aprosoja-SP, Azael Pizzolato.

 

Na sequência, o tema discutido será “A genética no manejo da pecuária extensiva e intensiva”, com mediação de Bento Ferraz e presenças do professor da USP/Esalq, Roberto Sartori Filho, e do representante da Deltan Gen, Ian David Hill.

 

No dia 8 haverá encontro técnico de criadores de bovinos com foco em genética. O início das atividades será às 10h, com a palestra “Melhoramento genético e qualidade de carne”, com mediação de Bento Ferraz e participação do representante da BBQ Secrets, Roberto Barcellos; de Márcio Ribeiro; Fernando Garcia; e Ian David Hill.

 

Equinos

 

O dia 9 será destinado a encontro técnico de criadores de cavalos, a partir das 10h. A primeira palestra, com o tema “Nutrição” , terá participação do diretor do Siran, João Mario Geralde; de Wildemberto Arena Santos; e de Junia Cartocci.

 

Em seguida, será ministrada a palestra “Controle Biológico de pragas e cavalos no agronegócio” , com Márcia Cristina Mendes Orlando Filho; seguida de palestra ministrada por Rogério Resende Martins e José Rubem, com o tema “Genética para provas”.

 

Arena Siran Agro

 

O Summit Siran será realizado na Arena Siran Agro, que será instalada em uma das pistas cobertas do Complexo Esportivo Equestre do recinto Clibas de Almeida Prado, concentrando toda parte rural da Expô Araçatuba em um ambiente 100% indoor.

 

Na arena estarão os estandes dos criadores e expositores de equipamentos e insumos, organizados em espaços que contemplam área de showroom, atendimento ao cliente, currais para a exposição de animais e palco dedicado às palestras técnicas.

 

Croqui da Arena Siran Agro na Expô 2023 (Imagem: Divulgação)

PREFEITURA DE ARAÇATUBA - IPTU
Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2024 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.