PREFEITURA DE ARAÇATUBA - IPTU
Agro

Atividades relativas ao Dia Nacional do Campo Limpo têm início nesta segunda-feira

A central de Araçatuba para recebimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas faz atividades de conscientização ambiental
Da Redação
15/08/2023 às 07h42

Na próxima sexta-feira (18), o Brasil celebra o Dia Nacional do Campo Limpo, evento que chega à 19ª edição e marca o empenho do setor agro na busca de atividades mais sustentáveis. Sob o tema "Comemorando juntos as conquistas de todos", a data visa reconhecer os resultados do Sistema Campo Limpo, programa brasileiro de logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas.

 

O Dia Nacional do Campo Limpo é realizado pelo inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias), uma entidade sem fins lucrativos, que comemora a marca de mais de 700 mil toneladas de embalagens vazias recolhidas desde o início das atividades, em 2002, resultado da união de agricultores, indústria, revendedores e poder público para destinar de forma ambientalmente correta.

 

Em Araçatuba foi instituída a Semana Municipal do Campo Limpo, pela Lei 8.531/2022, com programação prevista para acontecer entre os dias 14 e 18 de agosto. A central do InpEV na cidade fica na rua Walter Luís Casteletto, 513, no Parque Industrial Maria Isabel Piza de Almeida Prado.

 

Segundo o que foi divulgado, no Estado, outras 12 cidades estarão engajadas nas celebrações da data. 

 

Reciclagem

 

O diretor-presidente do inpEV, Marcelo Okamura, afirma que a celebração do Dia Nacional do Campo Limpo é uma ocasião de extrema importância para o setor agro nacional. "A ação não apenas fortalece o trabalho de toda a cadeia produtiva, mas também mantém o Brasil como líder mundial na reciclagem de embalagens de defensivos agrícolas".

 

De acordo com ele, cerca de 93% das embalagens colocadas no mercado são destinadas à reciclagem, enquanto os 7% restantes, são devidamente incinerados, garantindo uma destinação ambientalmente correta para 100% das embalagens devolvidas no País.

 

Ações

 

Durante as comemorações serão realizadas ações envolvendo autoridades, agricultores e a comunidade em geral em cerca de 114 cidades brasileiras, com destaque para o DNCL Sustentabilidade, que mobilizará a comunidade para a arrecadação e o plantio de árvores. A expectativa é de que 16 mil mudas serão plantadas próximas as centrais responsáveis pelo recebimento das embalagens vazias.

 

A iniciativa está alinhada com a missão do inpEV de conservar o meio ambiente, promover a economia circular e reduzir o consumo de recursos naturais e a emissão de gases de efeito estufa. Afinal, cada árvore plantada tem a capacidade de capturar 140 kg de CO2 equivalente em 20 anos de seu ciclo de vida, segundo dados do Instituto Brasileiro de Florestas.

 

Portas abertas

 

Nesta edição também será realizado o DNCL Portas Abertas, abrindo as portas das centrais de recebimento de embalagens para a comunidade participar de atividades relacionadas às boas práticas ambientais. Além disso, serão realizadas palestras educativas e homenagens aos agricultores destaque no recebimento de suas embalagens de defensivos agrícolas. As solenidades oficiais acontecerão simultaneamente em 11 cidades brasileiras.

 

Em Araçatuba, na quarta-feira (16) será realizado o DNCL Escolas, a partir das 9h, na escola municipal Professor Floriano Camargo, que fica no bairro Guanabara. Já na sexta-feira (18), será realizado o DNCL Portas Abertas, com a visitação da sede do InpEV de Araçatuba recebendo visitas a partir das 10h. O evento contará com a presença de autoridades locais e agricultores.

 

PREFEITURA DE ARAÇATUBA - IPTU
Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2024 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.