Na próxima quinta-feira (1), será realizado no será no auditório do recinto de exposições Clibas de Almeida Prado, em Araçatuba (SP), um seminário de sensibilização do programa Bovinocultura Leiteira (Pró-Leite). O evento, que é promovido pelo Siran (Sindicato Rural da Alta Noroeste) e o sistema Faesp/Senar-SP (Federação da Agricultura do Estado de São Paulo e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), tem início às 10h.
Os interessados em participar devem ligar ou enviar mensagem para o WhatsApp da entidade, no telefone (18) 3607-7826, ou no celular (18) 98826-5100, e falar com Carlos Belluzzo ou Rebecca.
Pró-Leite
Segundo o que foi divulgado, o Pró-Leite será realizado de fevereiro a novembro, com seis horas/aula por dia de atividade. São de quatro a seis dias de aulas por mês, de acordo com o tema.
De acordo com o zootecnista e instrutor Ademir Pereira Martins Júnior, a programação inclui planejamento e gerenciamento da propriedade leiteira, alimentação do gado, manejo intensivo da pastagem, irrigação, pastagem de inverno, cerca elétrica, sanidade, manejo de vacas e touros, formação, manejo e colheita do canavial, manejo de ordenha e qualidade do leite, manejo de bezerras e novilhas e formação e manejo de pastagem.
Programa
Ainda de acordo com ele, o programa existe há 16 anos e vem mudando a realidade de pequenos e médios produtores do Estado. “O programa visa exatamente isso, viabilizar o produtor, mostrando que, com pastagem e cana, existe rentabilidade em propriedades leiteiras”, afirma.
Martins Júnior destaca também que no programa, o produtor de leite é orientado a diversificar a produção, pois no momento que um produto estiver em baixa, ele pode buscar renda em outro.