Pelo sexto ano consecutivo, Araçatuba (SP) será a casa de uma das principais competições do cavalo Quarto de Milha: o 48º Campeonato Nacional, que acontece a partir desta terça-feira (8) no recinto Clibas de Almeida Prado.
De acordo com o Departamento de Esportes da ABQM (Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha), o evento prossegue até o próximo dia 20 e serão distribuídos mais de R$ 4 milhões em premiações, troféus e fivelas aos vencedores das 18 modalidades em disputa.
O evento, que reúne competidores de todo o Brasil, já faz parte do calendário cultural e turístico da cidade e deve receber 1.900 competidores e 3.400 animais nesta edição.
Além das provas, o público poderá aproveitar uma estrutura completa, com praça de alimentação, lojas e outras opções de lazer — um atrativo a mais para famílias e visitantes durante os dias do campeonato.
Economia
Segundo os organizadores, o campeonato causa ainda um impacto positivo em Araçatuba, contribuindo para o fortalecimento da economia local por meio da movimentação em restaurantes, hotéis e comércios, além da geração de empregos.
Levantamento feito pela ABQM em 2024 aponta que cada um dos três eventos realizados por ano na cidade, gera em média, 150 empregos diretos e mais de 430 indiretos, com prioridade para a contratação de mão de obra local.
Social
Além disso, a ABQM mantém compromisso com ações sociais e de sustentabilidade, por meio de projetos desenvolvidos na cidade, como o Equo ABQM e o Equo Quali PM — projetos de equoterapia que são voltados à melhora da qualidade de vida dos praticantes.
Por tudo isso, a associação considera a parceria com Araçatuba estratégica e bem-sucedida, tanto pela estrutura oferecida quanto pela receptividade do público local.